sexta-feira, 1 de outubro de 2010

x.x

                                                              Cliff Burton

♫Clifford Lee Burton nasceu em 10 de fevereiro de 1962 na cidade de Castro Valley, CA, EUA . Quando adolescente, mostrou interesse pela música clássica se direcionando para o jazz, seguindo para o Heavy Metal. Começou a tocar baixo aos 13 anos, após a morte de seu irmão Scott. Segundo seus pais, Cliff disse que "seria o melhor baixista por seu irmão". Ele praticava cerca de seis horas por dia. Quando terminou o Ensino Médio em 1980, Cliff foi estudar música, um de seus colegas foi Jim Martin, ex-guitarrista do Faith no More, com quem tocou em uma de suas bandas. Cliff juntou-se à sua primeira grande bande, Trauma, em 1982. Nesse mesmo ano a banda viajou para Los Angeles para tocar no bar Whisky a Go Go e na platéia estavam James Hetfield e Lars Ulrich, membros do Metallica, que tinha sido formada no ano anterior. Após ouvir um dos solos de Cliff, os dois foram procurar aquele "excepcional guitarrista", quando perceberam que na verdade aquilo havia sido um solo de baixo, então começaram a persuadir a Cliff para juntar-se ao Metallica a todo o custo. Então Cliff substitui o baixista Ron McGovney.
    A primeira gravação de Cliff com o Metallica foi a demo tape Megaforce.  Então em seguida gravaram o primeiro album Kill' Em All, e o segundo album Ride the Lightning, Cliff compos seis das oito faixas. Após o segundo album, a banda teve um crescimento surpreendente sendo disputada por várias gravadoras, então começaram a trabalhar em cima do seu terceiro álbum Master of Puppets, que é considerado pelos críticos como um marco não só para o thrash metal, mas para todo o heavy metal. O som de Cliff é proeminente em várias faixas, mais notadamente na instrumental "Orion", que tem um solo de baixo e foi inteiramente composta por Cliff. A última apresentação ao vivo de Cliff foi na cidade de Estocolmo, Suécia, em 26 de setembro de 1986.

Sua Morte:
Durante a turnê que promovia o álbum Master of Puppets, a banda percebeu que dormir no ônibus era desconfortável, e como solução os membros tiravam na sorte nas cartas todas as noites prara que um deles dormisse no beliche de cima (que era mais confortável). Na noite de 27 de setembro de 1986, Cliff ganhou nas cartas com um ás de espadas.
Cliff estava dormindo quando, de acordo com o motorista, o ônibus da banda derrapou no gelo acumulado na pista e capotou. Cliff, no beliche de cima, foi jogado para fora do ônibus, que ao capotar foi arremessado para fora da janela e esmagado pelo ônibus que caiu em cima dele.
O corpo de Cliff foi cremado. Durante a cerimônia, o instrumental "Orion" foi tocado.
Passado o estado de choque, Kirk, Lars e James decidiram continuar com seu trabalho. A última coisa que Cliff gostaria é que parassem naquele momento. Começava então uma nova fase na vida do Metallica. Sem seu representante mais excêntrico, seu melhor músico, a banda perde o posto de símbolo do thrash metal, junto com os contemporâneos Exodus, Anthrax e Slayer.♫



                                


                                                     By: Angela@LuizaBaniski